domingo, 22 de maio de 2011

Praça da Matriz "Reacende"

Em depoimentos, público elogia benfeitorias feitas pela Prefeitura no principal cartão postal da cidade; reinauguração recebeu concerto da Orquestra Sinfônica e atraiu mais de 500 pessoas



13.05.11 - Iluminada da base até sua torre, a Igreja Matriz voltou a ter todos os seus detalhes históricos revelados ao público, no último sábado, 7 de maio. Na data, a Prefeitura de Catanduva entregou oficialmente à população a nova Praça Monsenhor Albino, que recebeu R$ 1,3 milhão em investimentos durante as obras de revitalização.
O espaço foi totalmente revitalizado. Foram retirados todos os elementos visuais que interferiam na visão do prédio histórico. O objetivo foi tornar a praça um ambiente mais agradável para o convívio das famílias catanduvenses. A Igreja Matriz ganhou novas cores, em tons pastéis e areia, aproximando-se de sua configuração original.
A praça ganhou piso com mosaico português repicado rosa, com detalhes em granito, canteiros planejados e elementos de acessibilidade universal - pisos táteis, sinalizadores em rampas e escadas e corrimãos. O projeto primou pela valorização da Igreja Matriz como paisagem para contemplação e "respiro" na área urbana.
As mudanças foram aprovadas pelo público - cerca de 500 pessoas prestigiaram o evento. Ana Tereza Fernandes Cimieli fez questão de elogiar: "A igreja ficou magnífica, digna da
nossa cidade. E a praça também ficou linda já que é o cartão postal de Catanduva. A cor da igreja ficou ótima porque antes deixava a desejar".
A solenidade também emocionou. "Foi uma cerimônia belíssima que trouxe presente a memória do Padre Albino, uma pessoa que semeou o que estamos colhendo hoje. A Praça Monsenhor Albino fica no coração da cidade, onde tantas pessoas passam e agora com este ambiente tão acolhedor...", apontou o padre Rosinei Pessini.

Luzes ao Som da Orquestra

A reinauguração da Praça Monsenhor Albino, no sábado (7), teve como principal atração a Orquestra Sinfônica de Catanduva (Osca). O acendimento das novas luzes da Igreja Matriz de São Domingos foi acompanhado, de forma simultânea, por uma das peças executadas pela Osca. O momento emocionou o público. A nova iluminação foi doada pela renomada arquiteta
catanduvense Neide Senzi. "Achamos importante iluminar, acentuar os detalhes e, principalmente, preservar o local e a cultura. Esta administração tem um grande brilho que é o investimento. A cidade passou por grandes mudanças. Catanduva está de cara nova", ressaltou.
Também abrilhantaram a festa o Coral Canto Livre e o Projeto de Dança Primeira Impressão, ambos da Estação Cultura.

Ao Lado do Povo

Principal personagem da história de Catanduva, Monsenhor Albino está novamente junto a seu povo. A novidade pode ser vista durante o evento de reinauguração: a imagem do padre está agora ocupando o mesmo banco freqüentado pelas famílias catanduvenses. E mais: seu olhar está contemplando a Matriz, sua maior obra.
"Agora o Monsenhor está olhando pra igreja, uma obra que ele começou há muitos anos. Está tudo perfeito", ressaltou Miguel Marcelino Vieira durante o evento. Ivone Moreira Vieira, acompanhada pela família, sentiu o religioso ainda mais próximo. "Parece que ele está participando da festa junto com a gente", confessou.

(Fonte : Site Catanduva, 2011 )


Um comentário:

  1. É uma judiação ter sido só citado a OSCA quando também houve a apresentação do Coral VOZES DE CATANDUVA. Creio que os membros do coral mereciam mais respeito. Obrigada
    Martha Ocon
    (Regente do coral)

    ResponderExcluir