Julia Ziviani

Bailarina, coreógrafa e estudiosa do movimento iniciou seus estudos em Belo Horizonte, com Ana Lúcia de Carvalho, e teve como professores Klauss Vianna, Angel Vianna e Tatiana Leskova.
Nos anos setenta, atua como bailarina do Ballet Stagium realizando espetáculos no Brasil, Estados Unidos, América Latina e Europa, dança com Ismael Guiser, Célia Gouveia e Maurice Vaneau e Ruth Rachou, Mara Borba. Recebe bolsa de estudo (6 meses) na escola da Alvin Ailey Dance Company em New York.
Nos anos oitenta, indicada por Klauss Vianna assume a Direção Artística do Balé da Cidade de São Paulo por dois anos. Trabalha como convidada no curso de dança da Unicamp. Estuda na New York University e recebe inicialmente o título de Bacharel e em seguida mestre em dança.
Nos anos noventa realiza estágio prático no Departamento de Dança da Universidade de Cornell – Ithaca, New York, e leciona dança na Community School for Music and Dance e no Ithaca College. Nos próximo cinco anos reside na Itália, realiza trabalhos como bailarina, coreógrafa e ministra cursos na Associazione Sarabanda, SPID-SCUOLA Italiana Professionale di Danza, Nonsolodanza- Milão e Trieste Danza- Trieste. Retorna ao Brasil no final de 1996 e assume o cargo de docente no Departamento de Artes Corporais da Unicamp. Continua a realizar workshops, palestras e espetáculos em várias cidades do Brasil, Estados Unidos e Itália.
Recebe o título de Doutora pela Faculdade de Educação da Unicamp em 2004 com a tese “Dança: Memória nos corpos cênicos”. Concebe, coreografa e dirige os trabalhos do Grupo de Pesquisa Dançaberta, assim como orienta dissertações e teses junto ao Programa de Pós Graduação em Artes da Unicamp.